Antes de mais, boas!
Já ando há algum tempo a tentar descobrir de onde veio esta panca, que creio ter surgido em Portugal por volta do fim dos anos 90 e início de anos 2000, de meterem as esquadrias todas dos prédios assentes no azul e não encontro resposta.
Eu lembro-me de ser puto e uma grande percentagem de prédios era assim, principalmente na Póvoa. Através de vídeos antigos de outros lugares, percebi que não era algo específico à Póvoa.
Não se é de mim, mas este azul torna a estética dos prédios muito mais agressiva e feia.
Felizmente, desde há alguns anos que têm alterado essa atrocidade, mas ainda assim fica a curiosidade: porquê que apareceu, perdurou e se alastrou?
by No_Criticism_9031
20 comments
porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920)
Também nunca gostei, independentemente da cor, acho esse tipo de acabamento muito feio. No entanto, tenho que admitir que me traz uma certa nostalgia
Modas e num certo sentido não requer tanta manutenção nas paredes como aqueles que tem de ser pintados, devem ter olhado dessa perspectiva em termos de custos. foram ainda construídos muitos assim nessas décadas.
Pior é mesmo é serem pintados de azul que é uma cor que desbota muito, a tinta ainda está boa em termos de proteção mas já parece antiga em relativamente pouco tempo 🙁
Para combinar com a cor do céu
Qual é a panca das casas de agora serem pouco mais que cubos brancos com aluminio cinza escuro?
Talvez uma inspiração nas pavorosas obras (arquitectónicas) do taveira.
Nunca tinha visto usar o termo “esquadrias” para as “caixilharias”.
Estilo Expo98?
Parece uma casa de banho pública.
Esquadrias sao os azulejos?
O objetivo era passado uns anos os azulejos descolarem e partirem os vidros de carros estacionados /s
Antes azuis que amarelas, como o apartamento onde eu morei 10 anos!… eram feias que dói! E para substituir, como tinha que ser a mesma cor eram muito mais caras!
Se todos gostássemos de azul, imagina o que aconteceria ao amarelo 😞
super feio
Esse azul nas esquadrias pode ter surgido por uma mistura de tradição e função prática. Em zonas costeiras como a Póvoa, o azul é associado ao mar e ao céu, além de ser uma cor que simboliza proteção (do mau olhado). Os azulejos também são usados para evitar a humidade nas paredes, e talvez o azul nas janelas seja uma adaptação moderna dessa estética, ajudando a proteger os prédios da salinidade do ar.
Nunca gostei desses azulejos… referias-te à Póvoa de Varzim? Sempre detestei a Clipovoa (embora neste o tom seja verde) e os predios à volta por causa disso…
Depende da zona para o norte são todas verde, até já estava a pensar que seria uma lei do Salazar.
O que mais me irrita e essa merda dessa varanda do primeiro andar não estar alinhada com as outras
Acho que está relacionado com a conjugação das cores dos Azulejos com os gradeamentos das varandas (para os prédios terem a sua identidade). Depois as cores dos gradeamentos das varandas definiam a cor das caixilharias
Conheço a zona e não há panca pelo azul, aliás acho q só tem esse de azul (uma das fotos a caixilharia é verde). Só a volta desse apartamento com caixilharia azul, tem o outro prédio com caixilharia verde forte, tem outro com caixilharia vermelho vivo, outro com caixilharia dourada brilhante…isto sempre a combinar com a cor da grade das varandas.
Foram apartamentos feitos para férias e numa altura que usava se muito cores….
Comments are closed.