Vão faltar professores a quase todas as disciplinas em 2031

by BenfiquistaRegional

23 comments
  1. Qual é o stress? Já sabemos qual é a solução, todos os dias passam na TV, é só trazer migrantes e meterem-nos a dar aulas.

  2. Se derem melhores condições e melhores salários, garanto que não vai haver falta de professores.

  3. os professores da geração dos meus avós reformavam-se entre os 50-60 anos, a ganhar o equivalente ao “último salário” como reforma para o resto da vida. dava para sustentar uma família de 5+ com apenas uma pessoa a trabalhar.

    os professores da geração dos meus pais reformam-se entre os 60-70 anos, a ganhar com base num sistema de escalões que têm de ir subindo ao longo da carreira de forma pro-activa, e muito além das responsabilidades de darem aulas. não dá para sustentar uma família de 3 ou 4 sozinhos, têm de ter mais uma pessoa no agregado a contribuir.

    os professores que entrariam “agora”, olham para o declínio na atractividade da carreira e extrapolam que, a menos que haja grandes alterações, só vai ficar pior, em grande parte precisamente porque há cada vez menos professores. é um ciclo vicioso. quem é que quer ser professor quando há muitas outras áreas (cá dentro e noutros países) que pagam mais a recém licenciados do que aos professores em final de carreira?

  4. Vão pagando mais até preencherem todas as vagas.

    Numa economia de mercado é assim que funciona.

  5. Normal, com um sistema arcaico de funcionamento não há milagres. Em pleno séc XXI ainda andam a fazer colocações todos os anos em vez do prof ter um contrato com uma escola.

    Mas a solução para tudo está nos indianos, eles vão revolucionar o ensino… /s

  6. Esta e outras assentam, na minha opinião, no maior problema governativo português dos últimos 30 anos(?).

    Todo e qualquer partido politico virou tacho. Governa-se para 4 anos. Governa-se para o tacho.

    Planos de futuro, reformistas, estabilidade a longo prazo, uma linha condutora para o futuro, não há.

    E como tal, teremos setores de atividade publica que continuaram a definhar por falta de vontade política.

  7. News flash: já faltam. Tenho amigos com filhos nas escolas públicas e além das greves e falta de condições das escolas, também não há professores em várias disciplinas. 

    Os únicos que vão bem preparados para a faculdade e vida adulta são os que têm aulas no privado. 

    Por outro lado o concurso para professores do ensino básico este ano encheu, não chegando sequer a haver segunda fase, por isso há esperança.

  8. É a vida. Se não os tratassem como lixo nada disso acontecia. É uma carreira com zero atratividade.

  9. Professores, policias, enfermeiros, médicos…

    Não vão faltar nada, vão ser substituidos por estrangeiros, a noticia é só para convencer os distraídos de que “como vão faltar” vamos começar já a “resolver o problema e usamos o que temos à mão que são imigrantes”…

    Esqueçam são só teorias de conspiração, sou só um maluquinho…

  10. criem um mapa de falta de professores e dêem independencia às escolas contratar. Mais, como antigamente, retirem o mestrado de ensino como obrigatoriedade para ensinar no publico (não é preciso no privado)

    Outra coisa que tem de ser feito, é criar banda de valores para as carreiras de professores em vez de tabelas fixas para as escolas na AML e AMP conseguirem oferecer mais para atrair professores. Os custos nao sao os mesmos por isso um prof na AML tem de ganhar mais que um na Guarda

  11. Imensos defensores do “mercado” no que toca ao ensino.

    A educação pública é um pilar social e não deve estar sujeita às pressões do mercado capitalista.

    Mais importante do que “pagar mais até aparecer professores” é garantir estabilidade laboral aos que existem. Colocações definitivas, em escolas, não sujeitas a concursos míopes.

    O preço da falta de professores no futuro na escola pública é algo que transcende o monetário.

  12. As massas querem-se instruídas o mínimo para serem produtivas e facilmente manipuladas, já acreditei em conspirações mais absurdas!

  13. A papinha estava toda feita e mesmo assim não se aprendeu ***nada*** com a falta crónica de professores de informática.

  14. É passar a ensinar hindu na primária este ano e depois importar professores indianos em massa. É assim que se resolve as coisas em Portugal.

  15. Há muitos professores que não estão a exercer.

    Malta que se formou há anos, que fez vida, tem filhos e não está para se mudar para 200 ou 300km de casa. Se não conseguem pensar num modelo perguntem ao Chat GPT, metam lá as vagas, os professores inscritos e o local de residência dos professores para ele fazer um cálculo que nunca ninguém foi capaz de fazer.

    Não se esqueçam que os professores não têm carro da empresa e a única solução é residir perto da escola.

    A crise habitacional também é uma grande influência negativa. Quem é que aguenta ir lecionar para uma cidade a ganhar o salário de um professor?

    Isto sem ter em conta questões pessoais como filhos e cônjuge.

  16. E novidades? Hoje em dia ninguém tem paciência para aturar os filhos dos outros principalmente porque há falta de educação em casa.
    Aturar barulho e gritaria horas seguidas não é bom para ninguém, para além de ter que se estar constantemente em alerta para o comportamento e atitudes dentro da sala de aula com os colegas. É dose.

    Há pais que não respeitam os professores, como é que querem que os filhos o façam? Não há consequências para o mau comportamento porque os miúdos não tem receio de ficar de castigo. Nem mandar TPC se pode mandar porque os pais se queixam logo. Não se pode fazer nada porque os pais se queixam. Há imensas escolas com falta de material, neste caso de projetores que funcionem ou que existam (sim, há escolas com salas sem projetores) ou de quadros brancos ou pretos como deve de ser, há escolas com falta de materiais de primeiros socorros porque ainda não foram entregar desde junho os materiais para o novo ano letivo.

    Os professores para além de ensinarem, tem que ser enfermeiros, médicos, mediadores de conflitos, têm que ser mãe e pai, têm que ser tudo para dar melhores oportunidades aos miúdos. No entanto, muitos são tratados mal.

    Como é que querem que alguém se sujeite a estas condições? É por isso que muitos já nem querem saber e muitos nem querem ser professores.

Comments are closed.