Agência alvo de ciberataque faz ajuste directo “urgente” para “evitar novo ataque”

by joca_the_second

14 comments
  1. >O anúncio do ajuste direto refere que aquela empresa irá prestar “serviços de assessoria informática, para implementação de medidas urgentes e necessárias de práticas de segurança urgentes”. Detalha depois que esta missão inclui “desde backups [cópias] seguros até medidas avançadas, a implementar de imediato”. O que permite questionar se não havia backups seguros, por exemplo.

  2. O contrato por ajuste direto: [https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=10971531](https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=10971531)

    >Prestação de serviços de assessoria informática, para implementação de medidas urgentes e necessárias de práticas de segurança urgentes, desde backups seguros até medidas avançadas, a implementar de imediato, a fim de evitar um novo ataque em face da vulnerabilidade atual dos sistemas e garantir a segurança dos dados envolvidos através de apoio de especialistas em soluções de Cloud & Infra, Data & IA, Aplications e Workplace, no âmbito do Cybersecurity Incident Response Service, em regime de bolsa de horas

  3. Mais do mesmo, só se chama os bombeiros quando a “casa de palha” esta a arder. E neste caso parece-me mesmo uma casa de palha, mas também do que sei, esta longe de ser a unica…

  4. Step 1: Encontrar uma falha num site do estado

    Step 2: Usar essa falha para causar o caos

    Step 3: Ir bater à porta da instituição dizer que sei resolver a falha

    Step 4: Ajuste directo

    PROFIT!

  5. Plot twist: a empresa que foi contratada por ajuste direto foi a mesma que fez o cyber ataque.
    Economia 101: cria a tua própria procura 😛

  6. E quando descobrirem que a consultora que recebeu o ajuste directo foi a originadora do cyber ataque?

  7. Isto cá para mim foram os designer a boicotar o estado por terem reposto a imagem visual antiga invés da nova.

  8. Perceberam agora que virtualmente todos os serviços informáticos do estado são subcontratados?

    O estado não tem dinheiro para contratar engenheiros informáticos mas depois gasta N vezes em contratos com consultoras.

    Gestão tuga 101.

    E sim, eu percebo que o dinheiro não é o verdadeiro problema. A verdade é que criar as tabelas salariais especiais necessárias para contratar este tipo de engenheiros ia deixar muita gente mal disposta. Não deixa de ser ridículo.

  9. Meanwhile sei de maquinas no estado que ainda estao em window 2000 a dar servico mas nao ha vontade politica para as atualizar enfim pais de ma gestao da nisto

Leave a Reply