Morte de Odair Moniz: 22 detidos por violência e tumultos acabam libertados. PSP fala em “humilhação”

by Kind-Eagle

34 comments
  1. Assim não funciona a sociedade. Que desgraça esta República e Estado, é falhas atrás de falhas.

  2. Ghahah, agora nem pistolas vão ter, a libertarem os marginais todos. Vai ser giro quando começarem a matar polícias porque os colegas estão ocupados a preencher o formulário para pedir a autorização para usar a arma.

  3. Querem a extrema-direita com maioria absoluta cá em Portugal? Porque é assim que vamos ter a extrema-direita com maioria absoluta, a justiça está uma piada e os portugueses sentem-se desprotegidos, quando os cidadãos de uma nação se sentem ameaçados e sem uma justiça a funcionar é quando ditaduras começam a ganhar apoiantes.

  4. Boa let’s go, Portugal esta num excelente caminho, cadeias a abarrotar , zero cadeias a ser construídas, criminalidade a aumentar disparatadamente mas lá no alto toda a gente em negação, carreira em forças de segurança a cair a pico, tudo para correr bem.

  5. Depois espantamo-nos que as autoridades não queiram fazer nada. Retiramos-lhes autoridade, adicionamos-lhes responsabilidade, removemos consequências aos criminosos e adicionamos-lhes mais proteção. Depois é “ah e tal porque é que a PSP/GNR não querem intervir???”.

    Também quando o Chega falar desta situação (e com razão), e aproveitar esta falha gravíssima para fazer campanha e ganhar polularidade, ficamos chocados. Certamente não é culpa da nossa administração atual, que continua a enfiar a cabeça na areia, em vez de enfrentar o problema de frente.

    Este cenário está a ser moldado, intencionalmente ou não.

  6. A esquerda está empenhada em prender o Ventura pelas palavras que disse, e deixar os criminosos ã solta. Se houvesse eleições nos próximos meses a esquerda levava um banho de realidade.

  7. Não pode ser. Temos que separar o trigo do joio.

    Não podemos deixar de punir crimes por serem retaliação a outro crime, isso é a receita básica da anarquia.

    Não estamos a defender a democracia.

  8. Porque é que haveriam de ficar em prisao preventiva? Qual era mesmo o racional?

    Ainda por cima, os crimes de maior gravidade ainda nem conseguiram identificar os que estiveram envolvidos.

    Mas alguem leu a noticia?

  9. Se não há consequências o que impede de irem para novo round hoje à noite? Têm que se levantar cedo para ir trabalhar?

    É bom que se lembrem que isto não são umas brincadeiras que andam a fazer na rua. Uma pessoa foi queimada viva, safou-se por pouco e está em estado muito grave. E todos estão à solta.

    Pensem um bocado se fosse convosco. Se tentassem queimar o vosso pai vivo, ele estivesse no hospital em estado grave com marcas para o resto da vida, e verem que os responsáveis estão todos em liberdade e ainda gozam com a vossa cara. E a população está preocupada é com os srs que dizem coisas feias na televisão.

  10. Tenho 40 anos, 20 anos a votar esquerda, é há dois para a direita! Continuem o bom trabalho!

  11. Eu sei que na televisão aquilo parecia um cenário de guerra, mas num país onde a pena máxima são 25 anos, e muitas vezes nem por homicídio provado essa pena é aplicada, achavam que era por se queimar uns caixotes que iam ser exilados nas Desertas ?

    No quadro legal isto são crimes menores – podemos discordar de tal, mas é como está a lei neste momento.

    A PSP vir falar em humilhações está só a admitir que não sabe sequer das leis que deve salvaguardar.

    Se cada pessoa que já fez vandalismo na via pública fosse parar à prisão, ainda mais cheias estariam as mesmas

    Isto já era de saber que seriam crimes de “dar um ralhete” e no mesmo dia solta-los cá para fora. Repito, não estou a dizer que concordo, mas a lei não foi alterada esta semana e portanto não devia causar surpresa.

    E para quem diz que aquilo era terrorismo, é melhor começar a ver menos filmes. Se assim fosse qualquer manifestação em que houvesse um pouco mais de confusão passava a ser terrorismo. Ainda há tempos os bombeiros estiveram em frente ao parlamento e vi-os a subir as escadarias. Era terrorismo ? Ou quando em pleno debate entre dois candidatos a PM, forças de segurança cercaram o capitólio. Também foi terrorismo ? Vamos a ter atenção às palavras, porque se as mesmas forem mal empregues, no dia em que em tivermos mesmo terrorismo em solo português as pessoas vão ignorar a achar que é só um caixote queimado, e não é isso que se quer.

  12. Continuem a cagar na tola de polícia, profissionais de saúde, professores, bombeiros, etc. Os pilares da sociedade estão comprometidos e a partir daqui o desabamento está iminente.

  13. Se fossem presos era racismo….

    Da mesma maneira que eles não podem usar isqueiros , o polícia que disparou também podia ficar só sem usar arma.

  14. ‘Pera, a humilhação da psp é que um juiz não concordou com a psp? Tou a perceber bem? Até posso concordar que as medidas são irrisórias, mas a policia cuja obrigação é SEGUIR e FAZER SEGUIR as leis está dizer se humilhada por ter de SEGUIR a lei? É isso mm?

    “A libertação dos suspeitos, em particular daqueles indiciados por fogo posto, foi acompanhada por uma ordem de restrição de uso de isqueiros. Esta medida foi recebida com consternação por muitos polícias, que a consideram “uma piada” ou até “uma humilhação” para a força policial. “

  15. Mais um clickbait irresponsável mesmo a pedir a indignação do povinho.

    A que propósito haveriam de ficar detidos suspeitos de vandalismo? Alguém leu a noticia?

    >*A decisão de não aplicar prisão preventiva aos 22 detidos segue o disposto no Código Penal. Nos casos de vandalismo e dano, que são os crimes pelos quais a maioria dos detidos foi indiciada, a pena máxima prevista é de três anos de prisão. Este enquadramento legal não permite a aplicação da prisão preventiva, uma vez que tal medida é reservada para crimes de maior gravidade com penas superiores. A pena de até três anos prevista para estes casos tem, por isso, sido insuficiente para impor medidas de detenção mais severas, mesmo em situações de agitação social.*

  16. E assim de repente senti uma enorme vontade de emigrar daqui para fora, o pais está uma vergonha, uma autêntica republica das bananas, pais de merda.

  17. Só para compreender o racional:

    Está toda a gente desapontada, desiludida, a apelar ao populismo, racismo, xenofobia, extremismo, ao Santo Ventura porque nao foi aplicada prisão preventiva pelo crime de destruição de propriedade? A medida de coação mais severa prevista na lei, reservada para casos de crimes graves? Por queimar contentores?

    Cada vez mais choro pelo povo português. A sorte é que o Reddit não é representativo da população como um todo.

  18. Também, os que roubam milhões andam cá fora, os que partem e queimam é que íam dentro? São coisas diferentes, mas com certeza os Ricardos Salgados desta vida dão mais prejuízo e tinham mais razão para estar dentro e não estão, a verdadeira humilhação é essa.

  19. Era óbvio que isto ia acontecer. Quem esperava prisão para esses vândalos, não conhece o país em que vive

  20. Tenho sérias dúvidas que num estado de pessoas educadas e homogéneas se passasse este tipo de situações.

  21. > A decisão de não aplicar prisão preventiva aos 22 detidos segue o disposto no Código Penal. Nos casos de vandalismo e dano, que são os crimes pelos quais a maioria dos detidos foi indiciada, a pena máxima prevista é de três anos de prisão. Este enquadramento legal não permite a aplicação da prisão preventiva, uma vez que tal medida é reservada para crimes de maior gravidade com penas superiores.

    Não aplicam, porque não é legalmente possivel aplicar medidas mais restritivas, no entanto:

    > No entanto, segundo apurou o Correio da Manhã, os autores dos atos de maior gravidade, como os incêndios em autocarros, ainda não foram identificados nem detidos. Estes casos específicos, previstos no artigo 272.º do Código Penal como crimes de incêndio, implicam uma pena mais elevada, entre três e dez anos de prisão, e abrem a possibilidade para a aplicação de prisão preventiva.

    Existe a possibilidade de estarem configurados crimes mais graves neste caso, o que abre a possibilidade a prisões preventivas.

    Deixemos a policia investigar o caso, não só nos tumultos como tambem a morte que os originou, e deixemo-nos de conversa de tasca antes de saber tudo.

  22. Policias: a tentar impor a lei (com os seus defeitos)

    Justiça: a impor a “política” à revelia da lei.

  23. Andas com excesso de velocidade ou sem cinto, tens uma pena mais pesada do que quem incendeia carros. Tá certo tugão 👍

  24. Eu apoio a polícia de proximidade, os planos de integração para bairros sociais, medidas que promovam a inclusão social e sirvam para ajudar a quebrar os ciclos de pobreza e exclusão.

    Mas a justiça não pode ser uma anedota.

Comments are closed.