Morreu o antifascista Camilo Mortágua aos 90 anos

by Ok_Neighborhood2239

27 comments
  1. Apesar de não concordar com a maioria que os elementos famosos da familia mortágua dizem, que descanse em paz.

  2. Comunismo matou tanto ou mais que o fascismo com iguais perdas de liberdade e democracia… convém sempre contrabalançar e dar graças por só termos sofrido um dos males sem esquecer que outros existem.

  3. Antifascista é redutor, também foi assaltante de bancos, sequestrador, bombista, pai, marido e haverá até quem diga que foi assassino.

    Que a terra lhe seja leve.

  4. Vamos a ver como corre o voto de pesar na AR…

    Não tenho nenhuma simpatia com o bandido. Que lhe seja dado o mesmo descanso que é prometido pela filha nos seus cartazes.

  5. Estou em choque com as reações neste post.
    Podem não concordar com as visões políticas, mas celebrar a morte de uma pessoa, pai, marido, amigo… são muito doentes mesmo, mas certamente que a vida vos trata de acordo com o que vocês destilam.

  6. Morreu um antifascista que por via força tentou impor as suas ideologias, ha quem diga que seja terror, outros um artista. Terrorista

  7. O pessoal que está aqui a rir vai chorar muito quando gozarem com o Cavaco quando ele morrer. E eu vou-me rir da vossa hipocrisia.

  8. Parece que toda a gente nesta thread acha que se derruba um regime ditatorial cumprindo a lei. Não percebo porque é que este senhor não mandou só uma carta ao Salazar a pedir eleições, de certeza que o estado novo tinha virado democracia muito mais cedo.

  9. O adjetivo que começa por A e que o caracteriza é Assassino ou Assaltante, não antifascista.

  10. Bibliografia:

    “Natural de Oliveira de Azeméis, Camilo Mortágua emigrou para a Venezuela em 1951, com 17 anos. Foi a partir desse país que começou a lutar contra o fascismo em Portugal, integrou a Direção Revolucionária Ibérica de Libertação e participou no assalto ao navio Santa Maria, em 1961, sob o comando do capitão Henrique Galvão.

    Nesse mesmo ano, juntamente com o revolucionário Palma Inácio e outros antifascistas, desviou um avião da TAP no percurso entre Casablanca (Marrocos) e Lisboa para largar sobre a capital portuguesa 100.000 panfletos contra o regime salazarista.

    Já em 1967, esteve envolvido num assalto à filial do Banco de Portugal na Figueira da Foz para financiar a atividade antifascista. Nesse mesmo ano, está na fundação da Liga de Unidade e Ação Revolucionária (LUAR).”

  11. que descanse em paz. muito lutou pela liberdade e certamente nunca se arrependeu de o ter feito mesmo quando, apenas umas décadas depois, as conquistas para as quais contribuiu são usurpadas pela ignorância e boçalidade para o ofender.

    aos asnos salazaristas que prestam vassalagem a um regime ditatorial que nunca experienciaram, deixo-vos um desafio: porque não homenagear o vosso regime favorito adoptando o costume da época em que quem era ignorante simplesmente remetia-se ao silêncio (a bem ou a mal)?

  12. Gosto da narrativa que eles fez os crimes que fez para lutar contra o fascismo e não para nos colocar numa ditadura alternativa.
    Os que o defendem são exatamente iguais aos que tanto criticam.

  13. O meu pai esteve na prisão de Paços de Ferreira com ele, ele disse me sempre que ele era um OG

Comments are closed.